BlogPERFIL: Peter Eisenman

“As primeiras ideias são geralmente as mais fáceis e o que você precisa fazer é trabalhar adiante, desenvolvê-la. Criatividade para mim é ter a atitude e concentração para trabalhar além do que você pensa que é criativo, para aquilo que são realmente coisas criativas, e coisas que você não necessariamente goste ou conheça e para superar. Criatividade é derrotar a resistência do que você não gosta. Isso é criatividade.”Peter Eisenman, 2000

Peter Eisenman é um arquiteto norte-americano cuja arquitetura foi fortemente influenciada pelo filósofo Jacques Derrida (Jacques Derrida foi o filósofo que iniciou a Desconstrução na filosofia). Eisenman gera seus projetos a partir de um processo de investigação com diagramas. Sua investigação com este elemento é o que tem sustentado a evolução de seu trabalho. Seus projetos sempre surgem de uma ideia sugerida pelo programa, ou do lugar e sua história. As formas vão sendo fragmentadas de perspectivas axonométricas e então com giros, deslocamentos, translações, a forma final vai aparecendo. Com o tempo, o arquiteto introduz o conceito de process: “entende-se o projeto por meio da sequência no tempo que o tornou possível Representar a arquitetura não será somente definir o objeto, mas prestar conta do que foi o processo.” (MONEO, 2010)

Fonte: Fernanda Menezes. Escola Parque das Artes: dança, música e teatro para São José dos Campos / . – Fernanda Pereira Menezes. – 2011.