BlogIluminação com Mobilidade

Iluminação com mobilidade

Para extrair todos os benefícios estéticos e funcionais dos ambientes, sejam eles comerciais ou residenciais, é preciso contar com vários elementos, entre eles a iluminação. Mas para isso, ela deve ter o máximo de mobilidade, possibilitando maior interação com os usuários   Hoje em dia, a decoração tem que ser multifuncional e se adequar a todas as necessidades dos usuários.  Mas as pessoas não buscam apenas praticidade. Elas sentem a necessidade de interação com o ambiente em que vivem, para que, assim, possam extrair o máximo do conforto que este pode oferecer. Para que a experiência dos clientes com a morada ou estabelecimento comercial seja completa, profissionais de arquitetura e decoração usam diversos recursos, por exemplo, móveis, cores, pisos, revestimentos e adereços. Um, em especial, pode tornar os espaços mais aconchegantes e mudar o clima do local: a iluminação. Antes, os projetos luminotécnicos se limitavam a ter pouca ou nenhuma mobilidade. Agora, ele está cada vez mais integrado com o décor. "Fazer o jogo de luz adequado ao momento torna a ocasião mais agradável", avaliam as designers de interiores da AK Interiores, Ana Karina Chaves e Klazina Norden.

Nesse projeto, as designers de interiores Ana Karina Chaves e Klazina Norden especificaram spots que possibilitam direcionar a luz conforme o desejo do usuário. Fotos: Henrique Falci   E as vantagens desse tipo de iluminação não se restringem apenas ao conforto. "Economiza-se mais energia, uma vez que se pode controlar a intensidade e a duração da luz por meio da automação. E também o ambiente fica mais belo e sofisticado", lembram as designers. Os projetos que preveem uma iluminação com mais mobilidade e com maior interação entre o espaço e os usuários utilizam vários recursos, como automação, luminárias de pé e de mesa, abajures e iluminação de trilho. Eles, quando usados de forma adequada ressaltam o ponto forte do ambiente e criam cenas que além de belas aguçam emoções. A arquiteta Estela Netto ensina como lançar mão dessas soluções: "As luminárias de pé e de mesa, devem ser usadas quando houver a necessidade de luz direcionada para leitura, por exemplo, ou quando a intenção for criar um ponto com luz difusa para clarear um canto específico e dar um toque de brilho na decoração. O abajur cai bem em áreas de estudo". Já a iluminação de trilho é algo moderno que valoriza ambientes comerciais e residenciais. É aliada do décor quando a intenção é destacar obras de arte. "Este tipo de iluminação pode ser utilizado diretamente sobre a laje, sem rebaixo de gesso. Pode-se distribuí-la pelo teto do ambiente, sem a necessidade de vários pontos de saída de energia de laje ou rebaixo. Hoje, há modelos exclusivamente com spots e outros que combinam luz indireta fluorescente com spots e lâmpadas halógenas", explica Estela.

Neste projeto executado pela arquiteta Estela Netto é possível perceber o uso de iluminação fixa (no texto e parede), mas também luminária de mesa e de pé que podem ser deslocadas no ambiente conforme a necessidade dos usuários do espaço. Foto: Daniel Mansur   A arquiteta dá uma dica interessante para um upgrade nos espaços usando apenas a luz: "Tenha sempre abajures, eles são coringas. Eles dão uma ‘levantada' no ambiente e complementam a iluminação com pontos de brilho". Já as profissionais da AK Interiores ressaltam algo muito importante. "Deve-se estar atento às especificações da rede elétrica para saber se ele suporta o tipo e quantidade de lâmpadas que serão usadas no projeto. Por isso é necessário contar com ajuda especializada", encerram.  

Veja Também

Fonte: Clique Arquitetura | http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/blog/view/iluminacao-com-mobilidade/256

Artigos Relacionados

  • Como fazer o fechamento de varandas com vidro

    Como fazer o fechamento de varandas com vidro

    Para fazer o fechamento de varandas, não é mais preciso usar janelas e caixilhos convencionais. Existe um sistema que vem sendo cada vez mais utilizado em varandas de prédio, principalmente, que tem caixilhos apenas na parte de cima e de baixo, e com folhas de vidro que se abrem totalmente.

  • Sabe o que faz a diferença num projeto? A iluminação!

    Sabe o que faz a diferença num projeto? A iluminação!

    Usar diferentes tipos de iluminação em um projeto faz total diferença. Destacar pontos atraentes da arquitetura e do design, valoriza ainda mais o ambiente. Permite criar diferentes cenas e assim apresentar um ambiente propício para cada ocasião sem nunca perder a elegância.

  • Tipos de Bancadas para Cozinhas e Banheiros, Passo a Passo!

    Tipos de Bancadas para Cozinhas e Banheiros, Passo a Passo!

    Amigos, as bancadas de cozinha e banheiros são responsáveis por trazer charme e beleza a esses ambientes. Atualmente está disponível no mercado bancadas de vários modelos, tamanhos, cores e materiais.

  • LOTEAMENTOS: Alphaville São José dos Campos

    LOTEAMENTOS: Alphaville São José dos Campos

    Hoje iniciamos mais uma seção em nosso blog! Em "LOTEAMENTOS" iremos escrever sobre os loteamentos da região, suas características, e como um bom projeto de arquitetura fará você aproveitar melhor as qualidades de cada loteamento.

  • Vantagens e desvantagens de ter uma piscina em casa

    Vantagens e desvantagens de ter uma piscina em casa

    Quem nunca sonhou em ter a sua própria piscina privada, no conforto do jardim da sua casa? Construir uma piscina ou comprar uma casa que já venha equipada com uma tem de ser uma decisão ponderada, pesando bem todas as vantagens e desvantagens de ter uma piscina em casa.