BlogFeliz Aniversário Zaha Hadid!

31/10/2013

Zaha Hadid completa 63 anos hoje, e a arquiteta tem muito o que comemorar.

Desde que ganhou o Prêmio Pritzker em 2004, a primeira mulher (e muçulmana) a receber o prêmio, a carreira de Hadid tem apresentado uma trajetória exponencial. Antes do prêmio, Zaha era mais conhecida por seus desenhos-pinturas de projetos não construídos; particularmente de sua proposta vencedora da competição para o "The Peak" em 1982 e a Cardiff Bay Opera House em 1994.

As ousadas formas de Zaha foram tão revolucionárias que alguns se perguntavam se elas poderiam ser concretizadas - devido a supostas "incertezas", a Opera House foi rejeitada. De fato, antes de 1994, o único projeto do qual ela podia se vangloriar era o complexo Vitra Fire Station. Contudo, é Zaha quem está rindo por último. Seus dois prêmios Stirling  consecutivos, um para o MAXXI Museum em 2010 e outro para a Evelyn Grace Academy em 2011 são apenas a ponta do iceberg.

Nos últimos quatro anos, se envolveu em uma série de aclamados projetos, incluindo a Casa de Ópera de Guangzhou em 2010; o Centro Aquático de Londres em 2011; e o Riverside Museum, e o controverso anexo para o Serpentine Sackler Gallery. E há muitos outros trabalhos em andamento. Na próxima década veremos concluídas algumas das mais impressionantes obras de Hadid, incluindo o Estádio da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Qatar; o Estádio Olímpico de Tóquio para 2020; um edifício de apartamentos próximo ao High Line Park em Nova Iorque; assim como projetos na Itália, China, Arábia Saudita e Dubai.

© Iwan Baan

© Iwan Baan

© Hufton + Crow

 

Fonte: ArchDaily Brasil

Artigos Relacionados

  • Plantas que purificam o ambiente

    Plantas que purificam o ambiente

    Se gosta de espaços verdes, disfrute deles em sua casa. Aliás, foi cientificamente provado que existem algumas plantas que trazem benefícios para a saúde. Cada planta produz oxigênio, mas há também algumas que purificam e contribuem para um ambiente mais agradável e saudável.

  • Baterista do Pink Floyd recebe Prêmio Honorífico de Arquitetura

    Baterista do Pink Floyd recebe Prêmio Honorífico de Arquitetura

    Talvez, poucos de vocês saibam que os membros do Pink Floyd se conheceram como estudantes de arquitetura. Então, Nick Mason, Roger Waters e Richard Wright tiveram como sala de ensaio os corredores da Regent Street Polytechnic, agora na Universidade de Westminster, em Londres.

  • Francisco Brennand exibe flora e fauna fantásticas em mostra no Museu Afro Brasil

    Francisco Brennand exibe flora e fauna fantásticas em mostra no Museu Afro Brasil

    Francisco Brennand extrai da terra o barro de suas esculturas para falar dessa mesma terra. São frutos estranhos, bichos híbridos e seres mitológicos de barro cozido petrificados pelo fogo, virando cerâmica num zoológico vertiginoso de formas.

  • Casas inteligentes estão cada vez mais acessíveis

    Casas inteligentes estão cada vez mais acessíveis

    As casas inteligentes figuram como desejo do homem desde sempre. Já nos anos 1960 quando eram feitas as primeiras previsões sobre o futuro já se imaginava uma residência que fosse controlada por comandos.

  • Sofisticado, inovador e sustentável, Steellayer® é lançado pela Ananda Metais.

    Sofisticado, inovador e sustentável, Steellayer® é lançado pela Ananda Metais.

    Pensado e pesquisado pela equipe da empresa e com a colaboração técnica de engenheiros e arquitetos, o Steellayer® chega ao mercado trazendo a inovação aliada à alta tecnologia patenteada pela Ananda Metais. Produzido em aço revestido, o produto pode ser utilizado em fachadas personalizadas e em ambientes internos e externos.