BlogDicas para aproveitar o espaço do quarto

Para aproveitar o espaço dos ambientes não basta sair colocando armários e prateleiras em todos os cantos e em tudo que é parede.

Se fizermos isso, o visual irá ficar carregado e poluído, e por isso cansativo, e a sensação de amplitude se perde completamente, já que os armários deixam pouca área livre para circulação e também limitam nosso campo de visão. O resultado é que o ambiente acaba parecendo menor do que realmente é.

Nesse quarto das imagens, os truques para aproveitar o espaço e manter a sensação de amplitude foram:

- Alternar armários altos e armários baixos

Ao usar armários altos apenas em algumas paredes, enquanto em outras são usados móveis baixos, algumas paredes ficam livres, deixando o visual mais leve e valorizando os móveis existentes através do contraste. Em algumas dessas paredes, inclusive, nem quadros precisam ser colocados, para manter esse efeito leve.

- Colocar armários em todas as paredes, porém com recortes

Foram feitos armários em toda a extensão do quarto, mas além de alternar entre armários altos e baixos, até os armários baixos ganharam alturas e formas diferentes, embora tenham um sentido no todo que mantém todas as peças integradas. Essa forma irregular gera leveza e movimento, embora deva ser planejada com cautela para não gerar bagunça e fazer parecer que os elementos estão desconectados entre si. Nesse exemplo, a sensação de integração foi gerada pelo material em comum de todos os armários baixos e pelo fato de estarem todos encostados um no outro, em continuidade.

aproveitar-espaco-no-quarto-2-eke-interior

Imagem: Eke Interior

- Liberar a área das janelas

As janelas, além de permitirem que o quarto ganhe mais luminosidade, ainda oferecem a vista do exterior, criando sensação de amplitude, como se o quarto continuasse lá fora. Quando são colocadas camas altas ou armários na frente da janela, mesmo que parcialmente, esse efeito é quebrado e o espaço fica parecendo menor.

- Usar uma cama com gavetas na base

Camas multifuncionais, ou seja, que têm também a função de armazenamento na sua base, e não só a de apoiar o colchão, são muito úteis para aproveitar o espaço do quarto, já que as camas ocupam uma área grande, principalmente as camas de casal. Elas podem ter gavetas, armários com portas basculante ou então podem funcionar como baús, com a base do colchão como tampa. Veja aqui alguns exemplos de camas de casal multifuncionais ou de camas de solteiro multifuncionais aqui.

aproveitar-espaco-no-quarto-1-eke-interior

Imagem: Eke Interior

- Evitar o excesso de puxadores

Quando forem feitos muitos armários em um mesmo ambiente, o uso de puxadores comuns pode e provavelmente irá deixar o visual com muita informação. Para manter o visual leve e homogêneo, podem ser usadas portas com abertura “de toque” que são aquelas que se abrem quando são apertadas, ou então puxadores do tipo cava, que são apenas recortes escondidos na parte interna das portas. Em portas de armários maiores, como guarda-roupas, podem ser usados puxadores lineares na vertical, que são perfis de alumínio alinhados com a porta, e que ficam mais discretos.

Via

Artigos Relacionados

  • DICAS PARA APROVEITAR A LUZ NATURAL

    DICAS PARA APROVEITAR A LUZ NATURAL

    Alguns truques na hora de construir, reformar ou decorar podem ajudar a aproveitar a luz natural, criando assim uma sensação ampla e agradável dentro dos ambientes.

  • 10 maneiras de pendurar quadros na parede sem furar

    10 maneiras de pendurar quadros na parede sem furar

    Um martelo e mãos pouco habilidosas não são a combinação ideal. Além disso, pendurar um quadro na parede com prego é uma forma definitiva de decorar o espaço. Se você ainda está em dúvida, confira a nossa matéria.

  • Baterista do Pink Floyd recebe Prêmio Honorífico de Arquitetura

    Baterista do Pink Floyd recebe Prêmio Honorífico de Arquitetura

    Talvez, poucos de vocês saibam que os membros do Pink Floyd se conheceram como estudantes de arquitetura. Então, Nick Mason, Roger Waters e Richard Wright tiveram como sala de ensaio os corredores da Regent Street Polytechnic, agora na Universidade de Westminster, em Londres.

  • Gifs animados e o estado da arte

    Gifs animados e o estado da arte

    O mundo das colagens antes da internet envolvia tesoura, colas, tintas, papéis. Agora, o que fazemos é esperar o próximo gif animado. Hilary Faye é uma artista australiana que vem dando um novo significado estético ao gif animado. Ela afirma que sua primeira incursão nesse estilo foi por acidente, ao passar rapidamente por composições alteradas de uma mesma foto e vê-las tomando vida.

  • Gesso Acartonado: Usos e Vantagens

    Gesso Acartonado: Usos e Vantagens

    O gesso acartonado é uma placa produzida a partir do gesso e do papel cartão. Possui resistência à compressão e à maleabilidade, oferecendo, também, praticidade, rapidez e versatilidade na elaboração e execução dos projetos, assim como proporciona poucos resíduos ao final da instalação.