BlogCasa Com Iluminação Zenital

Iluminação zenital é basicamente a luz que vem do alto em um a construção. Ou seja, significa uma abertura, normalmente de vidro, na cobertura da casa ou prédio.

Vantagens da iluminação zenital

Essa é uma boa alternativa quando se quer muita claridade, ou quando não existem muitas paredes livres nas laterais. Ela proporciona iluminação bem espalhada, dependendo do formato da abertura, e em grande quantidade, principalmente se estiver voltada para uma área com muita incidência de sol.

Se existir algum tipo de mecanismo que permita que esse vidro fique aberto em alguns momentos, a ventilação fica também melhor, ja que o ar quente tende a subir. (Ver também: “Ventilação Natural“)

Desvantagens da iluminação zenital

As aberturas de vidro ou de acrílico requerem manutenção, e se sujam com facilidade, especialmente em locais com muito vento ou maresia. Então o ideal é utilizar essa solução quando existe a disposição de fazer a limpeza com frequência, e a abertura deve ter acesso facilitado, seja pela parte interna da casa ou por fora, pela cobertura.

Além disso, o excesso de luminosidade ou de insolação pode ser um problema em algumas situações, como em locais muito quentes e pouco ventilados, em salas de TV onde a luz pode refletir na tela do aparelho ou então em quartos que precisem ficar mais escuros independente da luz externa. É preciso então prever o impacto da abertura para não criar iluminação demais ou em locais não apropriados.

Exemplo de casa com iluminação zenital

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-1

Nessa casa no Canadá, projetada pelo escritório EM Architecture, foi feita uma reforma que uniu blocos anteriormente separados, que abrigavam apartamentos independentes, para transformar tudo em uma única residência. E para unir os blocos, foi feita uma cobertura de vidro entre eles.

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-2

As construções tinham dois andares, então esse local da junção das duas ficou com pé-direito duplo, e foi feita uma pequena ponte para ligar os dois blocos, que abrigam os quartos na parte superior e a ala social na parte de baixo.

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-3

A casa ficou então bem iluminada, e a sensação de claridade é reforçada pela predominância de cores claras, inclusive na madeira, que também está presente em grande quantidade e faz com que os ambientes fiquem mais aconchegantes. 

Projeto e imagens: EM Architecture

Via

Artigos Relacionados

  • 18 dúvidas sobre drywall respondidas por profissionais

    18 dúvidas sobre drywall respondidas por profissionais

    Se você está em dúvida em fazer uma parede drywall na sua casa ou apartamento, confira as principais perguntas sobre o assunto respondidas por profissionais.

  • 11 dicas para te ajudar a destralhar a casa

    11 dicas para te ajudar a destralhar a casa

    Parece impossível e assustador começar a organizar e destralhar sua casa? Que tal começar escolhendo apenas uma tarefa ou cômodo? Organizar em uma escala menor vai ser muito mais fácil! Tome nota de todos os passos e vamos lá!

  • Conheça as Palm Islands de Dubai – Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira

    Conheça as Palm Islands de Dubai – Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira

    Com certeza já viu ou ouviu falar que Dubai tem as construções mais incríveis da Arquitetura. Neste artigo não falaremos apenas de uma construção incrível, mas sim um conjunto de ilhas artificiais chamada The Palm Dubai ou Palm Islands. Conheça as ilhas Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali, Palm Deira e o Arquipélago The World.

  • Feliz Aniversário Lina Bo Bardi!

    Feliz Aniversário Lina Bo Bardi!

    “A arquitetura é criada, 'inventada de novo', por cada homem que anda nela, que percorre o espaço, subindo as escadas, ou descansando sobre um guarda-corpo, levantando a cabeça para olhar, abrir, fechar uma porta, sentar-se ou levantar-se e ter um contato íntimo e ao mesmo tempo criar 'formas' no espaço..."

  • Escritório do Rock in Rio / Ciclo Arquitetura

    Escritório do Rock in Rio / Ciclo Arquitetura

    Do arquiteto - "O publicitário Roberto Medina encomendou para o escritório do Rock in Rio um ambiente moderno, elegante e jovem, mas sem o clima “garage band”. Queria um QG descontraído, funcional e que criasse um impacto positivo logo na chegada à recepção."